Família Catero
A casa Catero surgiu na Era dos Reis. A Terra das Florestas foi uma das principais regiões a ter homens que compuseram o exército do Primeiro Rei, dentre eles estava Catero, exilado de uma tribo que vivia no sul da atual Iliria. Ambicioso e orgulhoso, o guerreiro se aproximou da família Niere em busca de se tornar um famoso combatente. Seu estilo agressivo e a armadura em forma de lobo chamaram a atenção de Sebastião Niere, primo de Iliria Niere, que firmou um pacto com Catero para ele se tornar subordinado a sua família. "O Lobo Negro", como Catero viria a ser conhecido, serviu aos Niere durante a guerra contra os roharis. Como pagamento por seus excelentes serviços, Sebastião ofereceu a mão de sua irmã ao soldado que a aceitou. Mesmo assim, Catero não estava satisfeito e, com o apoio dos Niere, marchou até sua antiga tribo. Ao Derrotar o chefe local e seus apoiadores, Catero se tornou o novo líder do clã, e fez nascer uma nova família nobre em Dascre, os Catero.
O filho mais velho de Catero, Bexus, assim como o pai, foi um grande apoiador dos Niere, servindo a estes na guerra contra os Carton e após o fim do conflito. A cidade de Bexus, sede da família Catero, viria a se tornar uma das principais cidades de Iliria devido as minas de prata e ouro encontradas em seu território, o que tornou os Catero uma das casas mais ricas da região. Durante sua história, os Catero demonstraram grande lealdade e violência em nome dos Niere, como nenhuma outra casa na história de Dascre fizera por seu suserano. Após o início da revolta de Roger Torbun, os Catero se mantiveram fiéis a Aaron Niere, mesmo que esse fosse acusado de assassinar seu pai. Os descendentes do "Lobo Negro" lutaram pelo rei até o fim, quando este foi executado e Roger Torbun tomou a coroa. Entendendo que os Catero e os Niere, assim como outras famílias, tinham sido enganadas por Aaron e seu tio, o rei da Terra das Planícies, Roger concedeu o perdão real às famílias que se colocaram em oposição a ele e contra a revolta. Os Catero continuaram a ser uma importante casa de Iliria, mas o confronto e a falta de confiança, por parte da coroa, os fez perder força e prestígio.
A Era das Quatro Cidades e sua guerra só acabou por causar prejuízos aos Catero que se encontravam na linha de frente da Cidade do Fogo. As invasões, ataques de dragões e cercos a Bexus destruíram a terra ao redor da cidade, mas as minas no subsolo de sua fortaleza permitiram que ela se reerguesse, após o fim dos combates. Embora tenham sofrido muito, a luta contra os elementares do ar e seus aliados, fez as famílias ilirianas esquecerem de antigas rixas e focarem em uma ajuda mútua, o que contribuiu para os Catero recobrarem seu prestígio ao ajudarem em muitos confrontos.
A Era dos Dragões surgiu como um novo período para os Catero, o aumento da mineração, a recuperação das terras destruídas e o casamento do regente de Bexus com a filha do rei de Iliria colocaram a família novamente no cenário político e econômico da região. Os Catero passariam a servir aos Torbun como um dia fizeram pelos Niere, e acabaram por se tornar uma das forças de maior prestígio e respeito dos monarcas ilirianos. Mesmo a dominação da região pelos Accipiter não alterou a nova era que os Catero viviam, os filhos do "Lobo Negro" já haviam recuperado sua antiga força e a usariam de bom grado para os desejos de seus líderes.
A casa Catero surgiu e cresceu da lealdade e da ambição de seus membros. Embora a família tenha quase sido extinta em mais de uma ocasião, sua força e sua vitalidade foram reconquistadas tornando-a uma das casas mais fortes e ricas de Iliria e de Dascre. O brasão dos Catero é o rosto de um lobo negro com olhos amarelos em fundo cinza. O rosto do lobo, com olhos amarelos fazem referência ao capacete que Catero usava e que era seu símbolo, enquanto o cinza mostra as minas que se espalhavam pela cidade de Bexus.